segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Efeito da conglomeração e a qualidade da Escala de Mokken


Até que ponto os alunos organizados em escolas e um padrão de  homogeneidade nas respostas aos itens de um teste afetam a avaliação da qualidade da Escala de Mokken?


A resposta deste questionamento pode ser encontrada no primeiro artigo brasileiro "Impacto da Conglomeração na Estimação do Coeficiente H da Escala de Mokken" que aponta a relação entre o efeito da conglomeração em único estágio e a avaliação da qualidade da Escala de Mokken.



Tags: Escala de Mokken - amostragem por conglomerados - itens dicotômicos - coeficientes de escalonabilidade

terça-feira, 11 de junho de 2013

Escala de Mokken & Estudos Brasileiros parte 2


O procedimento desenvolvido por Mokken (1971) na sua versão explorátória pode ser útil também para avaliar a hipótese de unidimensionalidade de um conjunto de itens. Se este procedimemto estatístico for satisfatório, dentro de certas condições, o conjunto de itens pode ser decomposto em uma ou mais Escalas de Mokken.

Tags: Escala de MokkenTeoria de Resposta ao Item não Paramétrica (TRIN)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Escala de Mokken & Estudos Brasileiros parte 1

Consulte na seção "Estudos" alguns estudos brasileiros que usaram a Escala de Mokken para a medição estatística de construtos latentes como participação política, ansiedade em matemática, condição econômica, etc.


Tags: Escala de Mokken - mensuração de variáveis latentes - Teoria de Resposta ao Item não Paramétrica (TRIN)

terça-feira, 9 de abril de 2013

Escala de Mokken no Brasil



Apesar de pouco divulgada no Brasil, alguns estudos utilizaram a Escala de Mokken para a mensuração de variáveis latentes e avaliação da unidimensionalidade de um conjunto de itens.



Tags: Escala de Mokken - amostragem complexa - itens dicotômicos

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Teoria de Resposta ao Item não Paramétrica e Amostragem Complexa


Com o intuito de considerar as características do plano amostral complexo na mensuração de variáveis latentes, foi defendida a tese de doutorado intitulada Uma nova abordagem para a estimação dos coeficientes de escalonabilidade associados à Teoria de Resposta ao Item não Paramétrica na PUC-Rio em 2012.

Desta forma, o pesquisador pode construir uma Escala de Mokken utilizando as respostas dadas ao itens dicotômicos do questionário aplicado aos indivíduos que compõem uma amostra complexa (com estratificação, conglomeração em vários estágios e ponderação diferente).


Tags: Escala de Mokken - desenho amostral complexomensuração de variáveis latentes - itens dicotômicos